A música segundo Tobias Jesso Jr.


Uma coisa que é frequente por aqui ao descobrir um novo artista é tentar descobrir a história que existe por detrás dele. Afinal - tudo está impresso na voz, nas escolhas feitas para um arranjo ou outro, escondido em meio às letras que, mesmo que não intencionalmente, possuem algo de autobiográfico. Por transparecer uma verdade até meio incômoda, Tobias Jesso Jr. e seu álbum de estreia, Goon, tem tudo para agradar diversos tipos de ouvidos e causar uma percepção diferente em cada um deles.

Jesso Jr. havia desistido da música após uma carreira não muito gloriosa de ghostwriter em Los Angeles. Voltou para sua casa no Canadá assim que a sua mãe foi diagnosticada com câncer. Encontrou o piano velho da irmã e, mesmo não sendo este o instrumento que mais dominava, começou a tocar. Como uma criança perdida em uma curiosidade totalmente nova, fez uma música e colocou no YouTube.

Talvez a sua não-habilidade no instrumento torne Goon um álbum ainda mais gracioso. É um álbum sobre alguém que quer tocar e escrever, simples e direto, sem metáforas, sem eufemismos, sem floreios: em uma época na qual a música conta com tantos recursos tecnológicos, Tobias se resumiu a contar suas histórias.


O time por detrás do trabalho é quase imperceptível, porém, não menos invejável:
Chet "JR" White, do Girls, banda da qual Jesso Jr. é grande fã, lhe ofereceu um contrato quando recebeu um e-mail com a primeira música e convidou o rapaz de 29 anos (e apenas 2 de piano) para compor em seu apartamento em São Francisco. Patrick Carney, do Black Keys, John Collins, do The New Pornographers e Ariel Rechtshaid também embarcaram no trabalho para incentivar a singeleza do piano melancólico.

Goon é um estado de mente. É um álbum para mergulhar sem procurar truques ou analisar habilidades. É sobre dor esperançosa, sobre uma vida que tem tudo para sair do lugar - por mais que você não saiba muito bem como isso tudo irá acontecer nos próximos dias.

Passear por faixas como a canção de amor For You, que carrega a força de seu refrão em no recado direto "every time I see ya, I'm always smiling" e Just a Dream, uma canção alterego sobre o amor de um pai por sua filha nos transportam não só para essa tal mente, inquieta, como também para um estado de espírito tão "cool" quanto o impresso no trabalho - mesmo nas canções que tratam de suas decisões difíceis, como Hollywood e Leaving LA.

Seu trabalho é recentemente colocado ao lado de nomes de gente como Nick Drake e Todd Rundgren - os quais ele nunca havia escutado antes das comparações e com as músicas mais "coração" de Paul McCartney. Mas a grande verdade é que tudo, no fim das contas, se trata de entrega.

Este é mais um primeiro passo de alguém que precisa recontar o seu futuro por aí. E, por enquanto, ele vem sendo bastante convincente.

Goon já está ~por aí~, mas será lançado oficialmente na próxima terça-feira. Enquanto isso, dá para ouvir três singles no Spotify

0 comentários:

Postar um comentário