Esta Música Vai Mudar Sua Vida #1

Na primeira edição da coluna, nossos convidados contam a relação de suas músicas com uma fase bastante difícil: a mudança


de BACKBEAT


Em algum momento da sua existência você já deve ter escutado alguma música que mudou algo em você - mesmo que tenha sido uma mudança tão simples quanto passar fio dental e encontrar os dentes limpos. Em  A Hora de Voltar (Garden State, 2004), Sam, a personagem de Natalie Portman, tenta convencer Andrew (Zach Braff) de que essa tal música é New Slang, do The Shins. Mas nós sabemos que essa coisa toda é muito particular.

A cada edição de Esta Música Vai Mudar Sua Vida, vamos trazer duas defesas de duas músicas diferentes, construídas por quem teve um insight especial com elas. Nesta estreia, duas histórias bastante parecidas estão interligadas com canções do LCD Soundsystem e do Pullovers: tanto Matheus Weyh (Ovo de Fantasma) quanto Danielly Friedrich (Rock 'n' Beats, FC Bayern München Brasil) tiveram de se acostumar com novos ares e encontraram em suas escolhidas uma lição sobre a fase difícil que é a mudança.


ALL MY FRIENDS, LCD SOUNDSYSTEM

por Matheus Weyh (Ovo de Fantasma)


Eu tinha dezesseis anos em 2007. Tinha acabado de voltar da minha primeira mudança de São Paulo, deixei muitas pessoas que eu amava por lá. Voltei a morar no Rio Grande do Sul, cursei o ensino médio. Lembro que sentia muita saudade. Uma certa tarde de sábado, recebi a visita de meu primo. Ele tinha acabado de voltar da Europa e me trouxe um presente. Era o segundo CD do LCD Soundsystem, Sound of Silver. Enquanto conversava com ele sobre a viagem, coloquei o CD pra tocar. Foi algo único. Nunca nada tinha me batido daquele jeito. 


Quando a faixa cinco começou a tocar, aquele piano frenético, sem fim, lembro que fiquei emocionado ao ponto de não conseguir mais conversar. A faixa cinco é a música que me acompanha até hoje. Dois anos depois, voltei a morar em São Paulo e, dessa vez, a música me acompanhou com a saudade dos grandes amigos que, mais uma vez, tinha deixado no Rio Grande. Em dezembro do ano passado, voltei para o sul e a música fez mais sentido ainda. Mudou minha vida como nenhuma canção. É a música que demora mais de cinco minutos e meio para chegar no refrão. É a música que fala que você passa cinco anos tentando encontrar um rumo na vida e outros cinco atrás dos seus amigos. É essa música que me acompanha até hoje. Me acompanha tanto que estou escrevendo um roteiro baseado na canção.


LIÇÃO DE CASA, PULLOVERS

por Danielly Friedrich (Rock 'n' Beats e FC Bayern München Brasil)


Posso lembrar com precisão o dia em que baixei Tudo Que Eu Sempre Sonhei [último álbum do Pullovers, de 2009] e tive certeza de que aquilo seria minha trilha sonora para a vida. Não eram apenas músicas que despertavam uma vontade de continuar ouvindo sem parar; eram crônicas perfeitas sobre minha história eternamente dividida entre Rio e São Paulo. Trejeitos, anseios e até referências a um evento que ocorreu no dia do meu aniversário. Estava tudo ali, um álbum inteiro feito sob medida para mim.


Nasci no Rio de Janeiro, mas nunca fui fã dessa ideia. São Paulo é a cidade que moldou meu jeito de ser e quando tive que retornar para a terra do verão sem fim, após tantos anos, só conseguia sentir insatisfação. Hoje, pouco mais de um ano depois, vejo que começo a fazer minha lição de casa. Ainda não aprendi a andar a luz do dia ou a gostar de calor, mas descobri que aqui pode, sim, ser o meu lugar. Lição de Casa muda vidas porque não nos ensina simplesmente a aceitar as coisas como são. Esta música mostra que podemos extrair o que há de melhor em qualquer lugar, basta ter o mínimo de disposição e preguiça de se aborrecer.


0 comentários:

Postar um comentário