Bandas folks (da nova geração) que você não pode deixar de ouvir


O folk é aquele estilo que é único em cada lugar, e chega ser até um pouco difícil de definir. Talvez por isso sempre tenha bandas novas surgindo por aí, cada uma com a sua cara e com o espírito de um lugar. Nos últimos anos temos visto os banjos ganharem espaço nos festivais e está cada vez mais comum. Por isso, resolvi listar cinco bandas folks dessa nova leva que não consigo parar de ouvir.  

First Aid Kit


Meu Last.Fm não me deixa mentir: sou apaixonada por esse duo lá da Suécia (mas que cantam em inglês pela graça das escolas inglesas de lá). As irmãs Klara e Johanna Söderberg surgiram do Youtube depois de um cover da linda canção de Fleet Foxes, "Tiger Mountain Peasant Song". Depois disso, elas lançaram seu EP e hoje já estão em seu terceiro álbum, o  "Stay Gold". O álbum já está entre os mais ouvidos da Bilboard do gênero e as meninas têm ganhado notoriedade nos principais festivais do mundo. Influenciadas por canções de Emmylou Harris e Johnny Cash, as irmãs fazem música com alma americana, com um pé no country e uma harmonia perfeita.


The Head and The Heart


A banda de Seattle se juntou em 2009, pra fazer um som cheio de instrumentos e harmonização de vozes. Ganhou notoriedade depois de entrar pra trilha sonora de alguns seriados, como "Chuck" e "How I Met Your Mother" e agora tem lugar garantido nos festivais mundo afora. O grupo já está em seu segundo álbum, o excelente "Let's Be Still". Mas garanto que vale a pena ouvir o primeiro também, com aquela carinha de caseiro bem feito.


Wye Oak


Eu os conheci recentemente e já os adoro. Trata-se de um duo de indie folk, que tem o pé o mais no indie, do que no folk. Eles possuem influências de Neil Young e Elliot Smith, ao mesmo que tempo que acho o som completamente divergente. Eles já estão no quarto álbum deles, o "Shriek", que foi lançado ainda neste ano. O duo surgiu de Baltimore e já coleciona diversos festivais por aí, além de já terem surgido na trilha sonora de "The Walking Dead".



Lord Huron



O grupo surgiu em Los Angeles e teve o primeiro álbum lançado em 2012, depois de dois EPs. O som deles também é novo pra mim, mas as composições muito interessantes em alguns instantes me fazem lembrar de Fleet Foxes. E adoro a mistura de instrumentos e harmonização de vozes da banda.



Ivan & Alyosha



A banda também surgiu em Seattle, em 2007, e foi formado pela dupla de amigos, Tim Wilson e Ryan Carbary. Apesar do bom tempo juntos, eles só lançaram seu primeiro álbum em 2013 e antes disso haviam disponibilizado alguns EPs.

2 comentários:

  1. Acrescentaria aí na lista o Stornoway. Lançaram um belo disco ano passado!

    ResponderExcluir