O Ano das Voltas

My Bloody Valentine, Daft Punk e Racionais MC's são algumas das bandas que devem voltar com discos em 2013



My Bloody Valentine


Muito provavelmente o ano de 2013 será marcado pela volta de artistas que há muito não lançavam discos, desde quem só se ausentou pra cuidar de outros projetos até quem gerou boatos de que estava pra morrer enquanto estava longe dos holofotes. De Justin Timberlake a David Bowie, de Racionais MC’s a Daft Punk, várias caras conhecidas e sumidas voltam a dar o ar da graça à música pop em 2013.

De todos que iram retornar esse ano, o que ficou mais tempo sem lançar nada foi, com certeza, o My Bloody Valentine. A banda, que surgiu como uma das mais importantes do indie rock no final dos anos 80, está pra lançar o novo disco, sendo que o último foi em 1991. Sim, 22 anos de espera. O grupo liderado pelo perfeccionista Kevin Shields lançou a obra prima Loveless e quase quebrou seu selo. Desde então, pelo menos duas gerações de fãs esperam seu sucessor. Tendo voltado recentemente a fazer shows, a banda começou a dar declarações que o disco estava muito próximo de ser lançado, e agora em janeiro chegaram a dizer que só faltam poucos dias. Não há nenhuma prévia do que pode ser o disco, mas é certo que a pressão da espera vai fazer muita gente criar altas expectativas para o álbum.

* uma nova música da banda, chamada Rough Song, circulava pelo YouTube, mas já trataram de retirar :(  A boa notícia é que ainda dá pra ouvir aqui

Embora tenha levado “somente” 10 anos (seu último disco foi Reality, de 2003), pouco tempo, se comparado com o tempo do My Bloody Valentine, para ser anunciado, o novo lançamento de David Bowie vem carregado de espera e curiosidades, porque além de ficar tanto sem gravar, o camaleão do rock também não vinha fazendo shows desde 2006, o que levou muitas pessoas e veículos de comunicação a suspeitar que ele estava muito doente e à beira da morte. É notório que Bowie nunca pegou muito leve nos excessos quando era mais novo, mas os boatos sobre sua saúde só duraram até dia 8 de janeiro desde ano, seu aniversário, quando ele, de surpresa, lançou uma nova música e anunciou seu novo disco, The Next Day, para este ano. A canção, Where Are We Now?, lançada junto com um clipe, foi muito bem acolhida e avaliada, como há muito tempo seus lançamentos não eram. O descolado site Pitchfork, por exemplo, deu à faixa seu selo Best New Track.



Embora com trabalhos bem diferentes e opostos, dois artistas lançaram discos que ficaram entre os melhores de 2006, The Knife e Justin Timberlake, e desde então, embora estivessem envolvidos em outras coisas, nada de outro disco deles. A enigmática dupla sueca levou suas batidas eletrônicas a outro nível com seu último álbum, Silent Shout, e só agora se prepara para lançar outro. Shaking The Habitual, o novo disco da dupla, já teve o primeiro single divulgado, a épica Full Of Fire, uma viagem eletrônica e seca de quase 10 minutos. Já Justin não tem muito com o que reclamar. Mesmo não lançando disco, participou de singles de vários artistas (50 Cent, Madonna, Ciara...) e deu mais ênfase em sua carreira como ator. Agora no começo do ano, lançou a faixa Suit & Tie, com participação de Jay-Z, e promete lançar seu novo disco em março.

Um dos principais nomes da música eletrônica mundial desde os anos 90, o Daft Punk não lança disco de estúdio novo desde Human After All, de 2005. Neste meio tempo, eles lançaram um disco ao vivo, tocaram com Kanye West no Grammy, fizeram trilha sonora de filme da Disney e viram surgir novos nomes da música eletrônica como o Justice. Este ano foi divulgado, depois de muito boato, que a dupla de robôs franceses vai trocar de gravadora e lançar o aguardado disco novo em maio, e a lista de possíveis colaboradores também é grande, indo desde o mestre da italo disco Giorgio Moroder até Panda Bear, do Animal Collective, entre outros.



No Brasil, o nome mais importante que deve voltar a lançar disco agora em 2013 é o do Racionais MC’s. O mais importante grupo de hip hop do país não lança um álbum de estúdio desde 2002, quando lançou o já clássico Nada Como Um Dia Após O Outro. Sempre cercados de dúvidas e boatos, não existe confirmação que o disco sairá esse ano, mas como em 2012 eles começaram a quebrar o silêncio e lançaram duas faixas novas em forma de clipe, Mil Faces De Um Homem Leal e Mente Do Vilão, é bem provável que o retorno deles se dê este ano.


0 comentários:

Postar um comentário