O Janis Joplin de Israel

*por Karina Pilotto



Aos que ainda acreditam que os grandes talentos da música mundial dividem-se entre as nacionalidades americanas ou europeias, está na hora de carimbar mais este "passaporte". O israelense Asaf Avidan, aos 34 anos, é uma das grandes promessas do segmento e tem conquistado cada vez mais espaço nesse mercado ainda tão restrito. Ele é cantor, compositor, guitarrista, violonista, pianista e tecladista folk rock, dono de uma sonoridade e voz única, que soa como Janis Joplin. Avidan começou a carreira no início dos anos 2000, após o fim de um relacionamento amoroso, que deu origem a um dos mais originais trabalhos musicais desta década (na minha opinião).

Com o seu antigo grupo, Asaf Avidan & The Mojos, ele lançou três discos, entre 2008 e 2013: "The Reckoning", "Poor Boy / Lucky Man" e "Through the Gale". É no primeiro disco que encontra-se a sua música de maior sucesso, "One Day / Reckoning Song". A faixa foi remixada em 2012, quatro anos depois de seu lançamento, pelo DJ alemão Wankelmut, e hoje é uma das mais tocadas pela Europa afora. Só no Youtube, a versão eletrônica acumula mais de 130 mil visualizações. Em entrevistas aos veículos europeus, o israelense já afirmou que não acha a versão melhor que a original, mas que já se acostumou com ela.



Talvez muitos de vocês já tenham ouvido este remix, mas vale a pena se aprofundar no trabalho de Avidan, que vai muito além do hit.



Desde 2011, Avidan segue carreira solo. Ele lançou em 2012 o single "Different Pulses" e, no ano passado, "Love It Or Leave It", que traz o single. Comprei o último durante viagem de férias pela Alemanha e confesso que só consegui ouvir todas as faixas depois de duas semanas. As primeiras são tão cativantes e bem trabalhadas, como "Different Pulses", e até mesmo a faixa título, que é impossível ouvir uma vez apenas. Uma compreensão completa da música de Avidan exige, no mínimo, umas três "ouvidas". O disco traz uma imensa riqueza de elementos, principalmente os influenciados pela música do oriente médio, a qual não estamos acostumados, infelizmente. Asaf Avidan tem mostrado que, assim como o Brasil não é formado só de "samba e futebol", o oriente médio também não tem só "tiro, porrada e bomba".



E para quem quiser um bônus, Avidan lançou um projeto acústico chamado "The Box". E ele pode ser conferido na íntegra aqui.

(Pra quem está em dúvida e acha que eu estou recebendo algum dinheiro para esta critica "hiper positiva", saiba que não, nem um centavo, seja em real, ou dólar, ou euro... Avidan não me conhece, também não deve ter noção de que já conquistou fãs no Brasil e, enquanto menos pessoas o conhecerem, mais vai demorar para ele vir carimbar seu passaporte por aqui....)

0 comentários:

Postar um comentário