Essa é pra tocar na novela

Alô, música do Palhaço, favor sumir da minha cabeça!

Tem um texto do Maurício Stycer que sempre gosto de lembrar: é só uma novela? Não, não é. Uma novela define muito sobre o próprio comportamento dos espectadores. É um caminho natural, visto que tanto a literatura e o cinema e até mesmo a própria música fazem o mesmo por seus aficionados. Mas a novela, presente nos televisores das famílias brasileiras de segunda a sábado, são responsáveis por tendências e, por que não, por ideologias, o que exige um certo tato do autor para passá-las de forma responsável ao telespectador. Goste você ou não: novela é coisa séria.

Consequentemente, as músicas que tocam nas novelas também passam a fazer parte das nossas vidas. Já fiz um post aqui, à época de Avenida Brasil, sobre as trilhas sonoras das novelas do João Emanuel Carneiro, por exemplo. É só pousar por lá para relembrar de vários sucessos que marcaram época, como Vou Deixar (Skank) e Vem Dançar Com Tudo (#OiOiOi). Foi por isso que, quando descobri que Pullovers fazia parte da trilha sonora da nova novela das 7, Além do Horizonte, até deixei cair algumas lágrimas. Desde que escutei o Tudo Que Eu Sempre Sonhei pela primeira vez, tive vontade de que o mundo conhecesse aquilo. Foi a primeira vez que vi minha vontade tomando corpo.

Ontem, o André me surpreendeu ainda mais ao enviar um link com toda a trilha sonora da novela, que nunca sentei para assistir. A surpresa foi maior ainda: SILVA, Vanguart, Cambriana, entre outros (digno de nota: as músicas de SILVA e Cambriana em questão estão facilmente entre minhas favoritas dos últimos tempos). Algo que me pareceu fantástico, após esses anos todos incensando a nova música, quase sempre independente, que está genuinamente pronta para atingir o grande público, mas nem sempre chega lá como deveria. Eu não sei exatamente quais caminhos essas músicas irão levar. Eu não sei se elas vão tocar no rádio. Mas a exposição diária delas é excitante. 

Pensando nisso, fiz uma lista com outras dez músicas que também cairiam bem na trilha sonora de uma novela. Poderiam ser outras, mas sempre pensei na grande maioria dessas.

Cícero - Ensaio Sobre Ela

Ensaio Sobre Ela cairia muito bem em uma novela de Manoel Carlos. A tendência Leblon-melhor-lugar-do-mundo já perdeu a graça faz tempo, mas toda essa coisa carioca merecia ser embalada pelo violão de Cícero. Se eu tivesse uma novela, Ensaio Sobre Ela seria trilha do casal principal (embora a novela nada fosse ter a ver com Maneco)



Phillip Long - Once (In The Name Of Love)

Já falei e repito: tirem os James Blunts e Jason Mrazes habituais das novelas e substituam pelo Phillip Long. Bem melhor.



Lemoskine - Música de Novela

O nome já é sugestivo. A música cairia muito bem como trilha do casal adolescente - porque, em grande parte das vezes, a letra da música não precisa nada ter a ver com a história mesmo, vide When I Was Your Man sendo trilha de Bruno e Paloma em Amor à Vida.


Mahmundi - Desaguar

Foca na cena na praia, nas imagens da praia, naquela vida fácil na praia. Foca na Mahmundi.



Vivendo do Ócio - Dois Mundos

Dois Mundos é praticamente irmã de Balada do Amor Inabalável (Skank), sucesso de Laços de Família. A inserção dela seria natural.


Wado, Camelo, Mallu - Com a Ponta dos Dedos

Que trilha teríamos com essa aqui. Sugiro também ao casal principal, em uma cena de ~amor intenso~. Vai na fé.


Sabonetes/Esperanza - Se Não Der, Não Deu

A Sabonetes (agora Esperanza) surgiu radiofônica. Uma música mais natural para virar trilha talvez fosse Hotel, mas Se Não Der, Não Deu é forte, pronta para embalar uma desilusão amorosa. Talvez da Malhação


Quarto Negro - Prometeu Ao Santo

Eu abriria uma novela com Prometeu Ao Santo. Fácil.


Ludov - Reprise

Outra potencial abertura de novela. Ou pronta para ser trilha daquelas imagens sobrepostas da cidade que passam entre uma cena e outra.


Driving Music - Orange Traffic Cones

Essa música foi feita para embalar qualquer cena ~relax~. Passeio no parque, andar de bicicleta, curtir uma tarde intensamente ao lado do amor... É um bom coringa para uma trilha.


E aí, que música você gostaria de ver tocando nas novelas por aí?

0 comentários:

Postar um comentário