Os melhores sambas-enredo do Grupo Especial carioca em 2013

Samba-enredo bom é aquele que gruda na cabeça

por Izadora Pimenta


Carro Abre-Alas da Salgueiro, o melhor da Sapucaí


Qual é a fórmula, para o espectador leigo, de um bom samba-enredo? Ontem, durante alguns comentários no Twitter, rolou uma conclusão: "samba-enredo bom é aquele que gruda na nossa cabeça e a gente canta pra sempre". Prova viva disso é o feito para o enredo Brazil com 'Z' é para Cabra da Peste, Brasil com 'S' é a Nação do Nordeste, que sagrou a Estação Primeira de Mangueira como campeã do Carnaval de 2002. Quem não se lembra de "vou invadir o Nordeste, sou cabra da peste... Sooooou Mangueiraaaaa"?

Como apreciadora dos desfiles cariocas, tenho o costume de eleger meu favorito todos os anos. Desta vez, resolvi compartilhar aqui as minhas escolhas, feitas após duas noites totalmente acordada para acompanhar o desenrolar da história.

Confira:

5 - Pará - O Muiraquitã do Brasil. Sob a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia - Imperatriz Leopoldinense 

Homenagem cheia de timing foi a da Imperatriz Leopoldinense ao estado do Pará. Assim como a São Clemente (ver abaixo), eles conseguiram linkar bem o enredo através de referências pontuais.



4 - Fama - Salgueiro

O Salgueiro é daquelas escolas que dificilmente falham. E já foram muitos os refrões de samba que eles emplacaram na história do Carnaval (vale lembrar os mais recentes e campeões "Explode coração, na maior felicidade..." e "Vem no tambor da Academia que a Furiosa bateria vai te arrepiar..."). Com Fama eles mantiveram a fórmula - e levaram um dos desfiles mais bonitos da Sapucaí, diga-se de passagem.



3 - A Vila canta o Brasil celeiro do mundo - "Água no Feijão que chegou mais um" - Vila Isabel 

O samba vencedor do Estandarte de Ouro vem com muita grife, já que entre seu time de compositores está Martinho da Vila e Arlindo Cruz, dois dos sambistas mais famosos nos dias de hoje. Eles conseguiram esconder muito bem um enredo que tinha tudo para ser chato em uma letra que ficou muito aconchegante.



2 - Horário Nobre - São Clemente 

A São Clemente é uma das escolas que eu mais gosto, e ano após ano fica a torcida para ela continuar se mantendo no grupo especial. Gosto do jeito bem humorado e moderno que eles têm de tratar seus enredos, e eles fizeram algo muito interessante com o deste ano, Horário Nobre, homenageando as novelas da Globo. O samba é daqueles de ficar o dia inteiro na cabeça e é um deleite de referências certeiras para os noveleiros de plantão.



1 - Madureira... Onde O Meu Coração Se Deixou Levar - Portela

A Portela ganhou meu coração este ano por trazer um enredo bastante sincero. Este sentimento da escola pelo bairro de Madureira, portanto, é perceptível na letra inspiradíssima do samba-enredo, que chega a lembrar um ponto de jongo em alguns de seus momentos. Foi diferente, foi um casamento perfeito com a bateria que levou o Estandarte de Ouro em 2013. Em um mundo ideal, o Carnaval seria todo dela este ano.



E o pior...

A Mocidade Independente de Padre Miguel fez muito feio com o enredo sobre o Rock In Rio. Poderiam ter salvado a pele com o lance de colocar a guitarra junto à bateria, mas o desfile inteiro se tornou uma confusão que preferíamos não ter visto. Tá certo que quase todo mundo veio patrocinadíssimo este ano, mas a escola não conseguiu esconder.

0 comentários:

Postar um comentário