‘As Vantagens de Ser Invisível’ e sua trilha sonora

Ou sobre como fui surpreendida com uma história sobre adolescência


Sam, Charlie e Patrick


Eu sempre sei quando irei gostar de um filme ou livro e, com As Vantagens de Ser Invisível, eu já sabia que ia amar. Às vezes é difícil ser surpreendida, mas, mesmo eu conhecendo o quanto iria gostar desta história, fiquei bastante surpresa com o filme, o livro e a sua trilha sonora. Se alguém me perguntasse sobre o que essa história fala, eu responderia que é um olhar inocente sobre coisas ruins que podem acontecer de vez em quando com as pessoas. Porém, é muito mais do que isso.

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que a trilha sonora de As Vantagens de Ser Invisível é mais do que música, é personagem. É um personagem tão completo que também está no livro, completa, sem edições e até maior do que no filme. E é aí que mora a importância desta trilha, que vem de um tempo em que as pessoas estavam querendo descobrir ‘qual é a do’ Nirvana e do Kurt Cobain e de que os jovens constatavam que Something, dos Beatles, é uma canção realmente boa.

Ambientada no início da década de 90, a história é sobre Charlie (no filme, interpretado por Logan Lerman, o Percy Jackson), um garoto de 15 anos que conta a sua vida por cartas enviadas para um amigo misterioso. Charlie é um garoto com problemas que até ele mesmo desconhece, como depressão. Prestes a entrar no ensino médio, ele passa a sentir necessidade de conversar com alguém, já que seu melhor amigo cometeu suicídio. É aí que ele conhece a linda Sam (interpretada por Emma Watson, a eterna Hermione Granger) e seu meio irmão gay Patrick (interpretado por Ezra Miller, de Precisamos falar sobre Kevin). Os dois veteranos logo percebem a sensibilidade e inocência de Charlie e se tornam amigos inseparáveis do garoto. Basicamente, eles passam horas visitando lugares divertidos de sua cidade que não sabemos aonde é, descobrindo novas músicas nas rádios e lojas de discos, indo a festas e conhecendo gente interessante.

Parece uma história da Disney, mas não é, já que o livro chegou a ser banido nos Estados Unidos. As Vantagens de Ser Invisível aborda temas como violência sexual, depressão, iniciação às drogas, paixões reprimidas, homossexualidade, pedofilia, suicídio e claro, o amor e a amizade. Mas a grande sacada é que tudo isso é tratado com muita leveza e inocência. Talvez isto é o que tenha tornado a história tão boa.



Um dos passatempos da turma de Invisíveis é gravar fitas cassetes uns para os outros, para expressar sentimentos e compartilhar música boa, pois lembrando que, no início da década de 90, eles não tinham Facebook, ou Smarthphones, ou celulares, ou MP3, ou CDs, ou computadores, ou qualquer tecnologia das quais não vivemos sem. Destaque para a fita Aquele Inverno que Charlie gravou como um presente para Patrick, que inicia com Asleep, The Smiths. A canção é a preferida de Charlie, e traz perfeitamente a personalidade deste jovem que sonha em ser escritor, pois além de melancólica, fala sobre alguém que não deseja mais estar sozinho e que implora por um amigo ou um amor.

A trilha traz Could It Another Change, do The Samples, Temptation, do New Order, Evensong, do The Innocence Mission, Low, do Cracker e Teenage Riot, do Sonic Youth. Destaque para Come on Eileen, do Dexis Midnight Runners, com a qual nos divertimos ao ver Sam e Patrick dançando loucamente na pista de dança. A melhor canção, sem dúvida, é Heroes, de David Bowie, que toca quando o trio de amigos está em um túnel e descobre a canção no rádio. Eles ficam eufóricos e ouvem atentamente os detalhes da música, até que Charlie constata que se sente infinito.





As vantagens de ser invisível é, sem dúvida, uma história que, quando termina, te faz querer assistir (ou ler) novamente. É uma história sobre adolescentes, mas, mais do que isto, é sobre a apaixonante década de 90, diálogos inteligentes, adolescentes interessantes, música boa e sobre aceitar “o amor que achamos que merecemos”.

4 comentários:

  1. O filme se passa na década de 80...

    ResponderExcluir
  2. O filme não deixa claro em que período se passa, mas o livro se passa no início da década de 90. Entre 1990 e 1991 (;

    ResponderExcluir
  3. começa 25 de agosto de 1991 e termina em 23 de agosto de 1992

    ResponderExcluir