A graça de "Girls" traduzida em três momentos musicais


Pontualmente inseridos, eles conseguem fazer com que nos identifiquemos ainda mais com a série de Lena Dunham








Girls é uma das melhores surpresas da nossa geração. Tudo porque a excelente Lena Dunham, sem medo de soar autobiográfica ou forçada, resolveu levar para as telas todas as nossas inquietações. São dilemas reais, fora do fantasioso ou do status impossível imposto por séries para garotas como Gossip Girl e Sex And The City.

E todo o charme no diálogo e nas inconstâncias de cada uma trouxe Girls para o status dos merecidos elogios e prêmios no Globo de Ouro. Os relacionamentos, diferentemente de séries como How I Met Your Mother que, apesar de acompanharem a ambientação do mundo atual, não acompanham os comportamentos provenientes deste, são muito bem expressos ao trazer questionamentos como quão baixo é enviar um SMS para discutir algo ou deletar alguém do Facebook para substituir a possível deletada que você daria nessa pessoa na vida real. É tudo sobre uma geração que, aliás, não possui relacionamentos fáceis - os rótulos são questionáveis, e a comunicação, que se tornou tão digital nesses tempos, acaba sendo perdida na hora de resolver problemas pequenos.

Os personagens de Girls também são um show a parte. Como típico de uma comédia, eles são extremamente caricatos, mas também carregam consigo uma leveza que, vez ou outra, te colocam para pensar: "aconteceu exatamente assim comigo" ou "eu faria da mesma forma". Longe das situações estapafúrdias que costumam permear o gênero, Lena consegue trazer problemas e soluções que poderiam acontecer a qualquer pisada para fora de nossas casas. 

No entanto, tão importante quanto toda a emblemática que justifica o porquê do hype da série (se você não entendeu, relaxa, você só passou dessa época), é a trilha sonora muito bem escolhida para embalar as personagens. E, em algumas das vezes, ela acaba se tornando ponto crucial, nos ajudando a entendê-la e, também, a nos sentir parte dela.

Separei aqui os meus três momentos favoritos até agora. 

E que Girls continue trazendo muitos outros por aí :)


1 - Hannah e Dancing On My Own, de Robyn

Sabe aquele momento no qual você percebe que não tem o controle do mundo à sua volta e quer simplesmente deixar as coisas para lá? Após afogar as mágoas no Twitter, Hannah simplesmente resolve esquecer de tudo por um pouco botando em prática o título do sucesso da Robyn, Dancing On My Own. E sua fiel amiga Marnie também decide se juntar a ela.



2 - Shoshanna e Beautiful Girls, do Sean Kingston

No primeiro episódio da segunda temporada, Shoshanna está em uma festa na casa de Hannah na qual encontra o cara para quem perdeu a virgindade e, logo depois, deletou do Facebook. Tentando se distrair do fato, ela começa a ser a coisa mais engraçada da festa. Este momento dela cantando Beautiful Girls no karaokê merecia mais. Não, ainda mais: a Shoshanna merecia uma série só dela. 



3 - Charlie e Hannah's Diary

Charlie e seu amigo Ray, que formam a dupla Questionable Goods, decidem musicar de uma forma totalmente DIY um trecho do diário de Hannah, no qual ela questiona as atitudes de Marnie quanto ao seu relacionamento com o vocalista. Destaque para a Shoshanna perguntando se era uma canção de amor.





Um comentário: