As 20 Melhores Músicas Nacionais de 2012



Editora de BACKBEAT destaca as músicas que mais gostou neste ano


Final de ano é uma época perturbante para quem escreve sobre música. Ao invés de os amigos perguntarem  sobre os presentes de Natal ou, então, os planos para o Réveillon, eles logo soltam aquele fatídico questionamento que te faz revirar todas as memórias e as execuções no Last.fm: "quais foram os melhores do ano para você?".

SILVA está na lista, mas em qual posição?


Tentei fugir das listas em 2012, mas após uma passeada por alguns resultados, comecei a montar a minha mentalmente, como que no piloto automático, e não consegui parar. Cheguei, portanto, a uma lista de 20 músicas nacionais e 20 músicas internacionais.

Neste primeiro post da série, destaco então as músicas que mais me agradaram por aqui. Das mais variadas linguagens e estilos. Em uma ordem numérica que, muito provavelmente, poderia ser outra. 

Mas tá aí, tá na mão.


20 - Eu Não Vejo Teenage Fanclub Nos Teus Olhos - Bonifrate


Primeiro: se estivéssemos falando de uma competição de títulos de músicas, este seria o título mais legal do ano. E, da banda presente na faixa título, Bonfirate se apropria um pouquinho para nos entregar uma canção divertida.





19 - Muito Além do Sofá - Esteban

O ex-Fresno Rodrigo Tavares decidiu se lançar de vez em um terreno que pretendia dominar, após sua experiência forte com o emo e o hardcore. Em seu novo projeto, Esteban, podemos ver uma boa tentativa de se começar do zero (pela visão do público que não estava acostumado a ouvir seu trabalho) e conquistar novas áreas. E Muito Além do Sofá, uma faixa que mistura voz, melodia e trechos declamados (por Carolinie Figueiredo) com uma delicadeza sutil, cumpriu este papel muito bem por aqui.



18 - Script - Tulipa Ruiz


Tudo Tanto não é exatamente um bom trabalho de Tulipa, se comparado com o que encontramos em Efêmera, sua estreia. Mas era o trabalho previsível, uma continuação natural de uma carreira que a consolidou como uma das melhores vozes brasileiras da atualidade. E é neste álbum que encontramos a baladinha Script, que é a cara da Tulipa que nós aprendemos a gostar, sem a necessidade de reinvenções ou firulas vocais em exagero.




17 - Ela Falava - Otto


Apesar de The Moon 11:11 ter decepcionado, Ela Falava, que conta com a participação de Tainá Müller nos vocais, mostra uma liberdade criativa interessante na carreira de Otto. Uma pena é que, no álbum, esta liberdade despirocou demais, nos deixando com imensas saudades de Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos.



16 - A Meu Ver - Jair Naves


Com seu primeiro álbum solo completo lançado, Jair Naves, da extinta Ludovic, nos trouxe um soco no estômago em formato de dez canções em E Você Se Sente Numa Cela Escura, Planejando A Sua Fuga, Cavando o Chão Com as Próprias Unhas. Dentre esta gama de confissões, vale destacar Ao Meu Ver, que entra no décimo sexto lugar do BACKBEAT após uma escolha bastante difícil.




15 - Furdúncio - Roberto Carlos


O tal funk melody de Roberto Carlos conquistou o nosso coração pelo seguinte motivo: é exatamente como soaria se o funk carioca tivesse chegado na época da Jovem Guarda. Na tentativa de se modernizar, o Rei voltou ao passado levando as boas novas do presente. O trabalho não é comparável aos outros medalhões do estilo, mas chega a ser fofo.




14 - Chester Cheese Onion - Medialunas


O casal do Medialunas me conquistou de cara desde quando surgiu por aí. Este ano, lançaram o primeiro álbum completo, pelo Trama Virtual. Em meio a muitas das boas faixas, Chester Cheese Onion, "muito Incubus", vem representar este trabalho na lista.



13 - Urso Bipolar - Hidrocor e Tatá Aeroplano


Nos dias de hoje, todo mundo é bipolar. Ninguém sabe exatamente o que quer e caminha em várias direções. Esta é a impressão que Marcelo Perdido passou na letra de Urso Bipolar, uma faixa já antiga da Hidrocor, mas que marcou presença em forma repaginada no álbum de estreia da dupla, Edifício Bambi. O prolífico Tatá Aeroplano (Cérebro Eletrônico, Jumbo Elektro), que também lançou álbum em 2012, faz as vezes de participação especial.



12 - Shake Your Money Maker - Alohatomic


Surf e stoner rock são os dois elementos que compõem o Alohatomic, banda de São Paulo da qual nunca tinha ouvido falar até alguns dias atrás. A música faz parte do primeiro EP lançado pela banda, intitulado The Greatest Hits Of Alohatomic Vol. 1. E eles prometem mais daqui a pouco tempo.

11 - The Stalker - Black Drawing Chalks


Influenciados pelo Stone Temple Pilots e pelo Black Keys, os goianos do Black Drawing Chalks decidiram falar sobre “pessoas que perdem seu tempo se sentindo como seus ídolos fantasiados” em The Stalker, última canção a entrar em No Dust Stuck On You, o novo álbum da banda que mostra novas experimentações para os donos da melhor música de 2009 (My Favorite Way) segundo a Rolling Stone Brasil.




10 - Música de Novela - Lemoskine


Nesta música do Lemoskine, o projeto encabeçado por Rodrigo Lemos (Poléxia, A Banda Mais Bonita da Cidade, Naked Girls And Aeroplanes), o músico dá voz a um sentimento feminino de inquietação escrito por sua amiga Gica Trierweiler, resultando em uma delicadeza impecável.




09 - Chegar Em Mim - CéU


Caravana Sereia Bloom é um álbum complicado, que dividiu algumas opiniões. Eu fiquei do lado dos que não gostaram muito do trabalho, por exemplo. Mas, mesmo assim, não dá para ignorar toda a graça de Chegar Em Mim. Não dá.




08 - Desaguar - Mahmundi


O recado de Marcela Vale, o nome por detrás do Mahmundi, nos dá vontade de largar tudo e ir viver sem preocupações. Suas influências, que unem nomes modernos, mas flertam com o pop feito por Marina Lima nos anos 80, servem para reafirmar o quanto o Rio de Janeiro está voltando a dar as suas caras na cena.



07 - Dois Mundos - Vivendo do Ócio

Na reinvenção permitida em O Pensamento É Um Imã, seu segundo álbum, o Vivendo do Ócio se sentiu livre para resgatar uma faixa do passado. Daí fomos agraciados com Dois Mundos, que se destaca, ao lado de Nostalgia, em relação ao restante do álbum, por nos mostrar o que há além da fórmula anteriormente seguida.



06 - When She Goes Away - We Are Pirates


Depois de ter passado tempos chorando a morte do Mickey Gang, fiquei bastante feliz com o trabalho discreto que os dissidentes vêm fazendo com o We Are Pirates, resultado de gravações no porão que ganharam mais destaque nos blogs internacionais do que aqui (mais uma vez). E o título de melhor faixa deste projeto fica com a dreamy When She Goes Away, que arranca sorrisos do começo até o seu final sem fim.



05 - Claridão - SILVA


Para alguns, o capixaba SILVA fez o melhor disco nacional do ano. Ao menos é o que se ouve nos burburinhos. Mas uma coisa que podemos ter certeza é de que Claridão, faixa que batiza o tal disco, é uma das músicas que você não pode deixar de ouvir (Imergir só não ocupou este lugar por já ser nossa velha conhecida).



04 - Melhor Que Eu - Fábrica


Nós já falamos sobre a Fábrica por aqui. A faixa em questão foi a responsável para que nossos olhares se voltassem à banda carioca, que fez um bom trabalho também em seu primeiro disco, lançado este mês. A melodia cativante de Melhor Que Eu, combinada com a letra confessional, formam o conjunto imperdível que pode te deixar cantarolando isso por dias.



03 - Silêncio #3 - João e Os Poetas de Cabelo Solto


A melhor música da estreia do João e Os Poetas de Cabelo Solto, banda que conta com um vocal masculino, é o lado mais profundo do sentimento feminino - na cabeça deles, é claro. No entanto, não é a mesma situação de Chico Buarque, aquela tal de compreender a alma feminina: em meio a todos os caras que já se pegaram pensando no que a amada estava achando de uma situação, aqui eles se arriscaram em fazer o papel de transcrever em uma composição, combinada com uma progressão na melodia que chega a arrepiar.




02 - Crack Of Love - Filipe C.


O incansável Filipe C. chegou de mansinho com seu primeiro EP, intiulado Silence. E Crack Of Love  - sem trocadilhos com o nome - logo se tornou um vício igualmente incansável. Em uma matéria publicada no blog do Beco 203, perguntei a Filipe sobre a história da música, e o próprio a definiu como "algo leve, mas, ao mesmo tempo, extremamente lúdico".




01 - Safe Rock - Cambriana


No ano passado, havia sido arrebatada pela perturbante Ensaio Sobre Ela, de Cícero, cujo álbum também entrou em primeiro lugar na minha lista. Fiquei surpresa por, em 2012, o título de lugar ficar com algo totalmente diferente. O pessoal da Cambriana, mais uma banda para colocar fim no mito daquele papo todo de que o estado de Goiás não faz só sertanejo, lançou o incrível álbum House Of Tolerance logo no começo do ano, como que para ditar que as coisas seriam um tanto quanto diferentes.

Safe Rock, escolhida aqui como a melhor música nacional de 2012, é apenas uma amostra deste trabalho que nos trouxe bons presságios. E esta é uma música com uma história curiosa: Luís Calil canta pedindo para que o verão lhe traga um certo "fantasma". O tal fantasma, no caso, é uma espécie de sátira aos compositores que ficam esperando pela "musa" ou pela "inspiração divina" ao escrever uma canção. E é bastante perceptível, portanto, que a Cambriana pode mesmo se gabar ao não precisar disso.






10 comentários:

  1. Concordo! Safe Rock, da Cambriana é uma das músicas mais bonitas que já ouvi. Goiânia tá liderando a cena da música da boa qualidade no país. Orgulho.

    ResponderExcluir
  2. Ae, filtra essa porra ai, Fábrica e Joao e os poetas de cabelo solto no top 5? vocês são malucos?

    ResponderExcluir
  3. Moro em Goiânia..não sou natural nem mesmo artificial daqui mas,devo admitir que Cambriana veio pra marcar e levantar a nota cultural da cidade! Amo a música,sou fã da banda!

    ANDRÉA ROCHA.

    ResponderExcluir
  4. feliz por figurar entre os top ten! obrigada, izadora :}

    ResponderExcluir
  5. Parabens Gica e Rodrigo.. bela musica..merecidissimo.

    ResponderExcluir
  6. Essa lista é séria ??? Deve ser uma piada, né ??
    Quais são os critérios ?? Seu gosto ??? Ou esses músicos são seus amigos ??
    Só pode ser... pq não enxerguei NENHUM critério MUSICAL !!
    Nada de novo... clichês em roupagens de MUITO MAU GOSTO !!!
    Aliás, essa lista se encaixaria muito bem como as "20 piores músicas brasileiras de 2012" !!!
    Desculpe, Izadora... mas vc está precisando ouvir mais música...

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela sua opinião, Anônimo... afinal, cada um tem a sua :)

    ResponderExcluir
  8. P.S.: imagina que louco se eu fosse amiga do Roberto Carlos...

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz do Black Drawing Chalks está entre os 20 da sua lista Izadora, tanto quanto o Cambriana está em primeiro. E com certeza, se o mundo não acabar dia 21 (risos), ano que vem Goiânia ainda emplacará mais algumas novas bandas nessa lista, não por serem novas, mas por serem muito boas! estou certo disso!

    ResponderExcluir