Suecaram a música sueca


Sobre artistas que cantam em cima de uma base pré-gravada

por Marcos Xi



The Radio Dept. no Rio de Janeiro (Foto: Caique Barbosa - via Fita Bruta)


Queria entender por que os três últimos shows de bandas suecas que eu vi por aqui foram no estilo Live P.A., vulgo ‘cantar em cima de uma base pré-gravada’. Jay Jay Johanssen, Jens Lekman e The Radio Dept. utilizaram-se desta tática para se apresentar no Brasil nos últimos dois anos, e isso me intrigou bastante.

Enquanto você ouve aquela música bem definida e toda detalhada no álbum, ao vivo você encontra a mesma coisa, parecendo que você está ouvindo o disco com mil desconhecidos ao seu lado, olhando para o seu artista e ele prestando atenção no click da batida no ouvido, para não perder o tempo e ter que recomeçar toda a canção, como ocorreu com o The Radio Dept no Rio de Janeiro.

O governo sueco ajuda aos artistas do país a viajarem pelo mundo divulgando sua música. É um pequeno incentivo que não cobre gastos e custos, mas ajuda na divulgação do trabalho – as três vindas do Jens Lekman podem confirmar isso. O mais interessante é que temos alguns exemplos muito bem sucedidos aqui no Brasil, como o SILVA, a Mahmundi e, por algum tempo, o Boss in Drama (que agora já trabalha com banda).

Na verdade, eu não sei se isso é bom ou ruim, assim como eu não sei se devo me orgulhar de ter visto shows dessas bandas só voz, às vezes guitarra, e playback, mas fica a dica: na hora de suecar a música, para ficar mais divertido, coloque logo uma máquina de videokê no palco. Pelo menos o público pode saber a letra das canções.

0 comentários:

Postar um comentário