As novelas de João Emanuel Carneiro através de canções

De "Da Cor do Pecado" a "Avenida Brasil", fizemos uma viagem musical através das tramas criadas pelo autor


BACKBEAT


Em clima de despedida de Avenida Brasil, decidimos revirar o baú musical das novelas escritas por João Emanuel Carneiro, o nome por detrás da vingança de Nina.

Desde 2004, com Da Cor do Pecado, o trabalho do autor cresce gradativamente. Junto com ele, suas músicas inesquecíveis também ganham mais expressão. Graças a nós, telespectadores sociais assíduos, o #OiOiOi foi incessantemente disseminado e uma música que tinha tudo para não ser foi recebida de braços abertos pelo público.

Confira abaixo a nossa lista, que considerou as novelas nas quais Carneiro assinou a autoria principal.

Ed MacFarlane aprova a nossa lista (foto dos amigos do Avenida Brasindie)


Vou Deixar - Skank

Da Cor do Pecado (2004)


Em exibição pela segunda vez no Vale a Pena Ver de Novo, Da Cor do Pecado foi a primeira novela de João Emanuel Carneiro como autor principal, no horário-teste das sete. Também foi a primeira a trazer uma protagonista negra - Taís Araújo, no papel de Preta (que mais tarde também protagonizaria Viver a Vida, de Manoel Carlos). Entre a mansão, as trambicagens do Pai Helinho e todo o rolo da família Sardinha, uma trilha sonora de grudar na cabeça foi muito bem instalada.

Alcione (Você Me Vira a Cabeça), Luciana Mello (Da Cor do Pecado, a.k.a. "esse corpo moreeeeeno...") e até mesmo a farofa do The Darkness, I Believe In A Thing Called Love, se aconchegaram nos lares brasileiros junto ao romance de Taís com Reynaldo Gianecchini (aliás, dois dele...). Mas inconfundível mesmo é a introdução de Vou Deixar, do Skank. A faixa de Cosmotron (2003), com sua letra despreocupada, se tornou um daqueles hits incessantes nas rádios em 2004 após adquirir o status de marca registrada das chamadas e entradas da trama entre os comerciais. 



Tiro Onda - Jair Oliveira

Cobras & Lagartos (2006)


Cobras & Lagartos foi o primeiro espaço para Lázaro Ramos mostrar sua cara cinematográfica dentro das novelas da Rede Globo. A atuação de Lázaro como Foguinho, um vendedor espertinho do Saara que se utilizou de um nome em comum para faturar uma bolada e subir de classe social como falso herdeiro da loja Luxus, lhe rendeu uma indicação ao Emmy em 2007 (perdendo para Jim Broadbent, de The Street).

É por isso que, apesar da abertura com Alô Alô Marciano (Elis Regina), a inserção de hits moderninhos como Ooh La La (Goldfrapp) e Jerk it Out (Caesars), e a trilha especial do Saara que contava com o inesquecível Vira de Ladinho (Malha Funk), a música-tema de Foguinho não poderia deixar de, também, carregar a cara da novela. Quem não se lembra da cena final na qual ele aparece com uma placa pendurada no pescoço ao som de Tiro Onda, de Jair Oliveira (o Jairzinho)? Caso a memória for falha, é recomendável esperar por uma reprise. No YouTube não vai ter a mesma graça.



Beijinho Doce - Faísca e Espoleta 

A Favorita (2009)


Ao contrário de O Rei do Gado (1996), novela na qual Pirilampo e Saracura (Almir Sater e Sérgio Reis, respectivamente) ultrapassaram os limites da televisão e viraram sucesso comercial, com discos sendo vendidos em alta velocidade, Faísca e Espoleta, nossas queridas Flora (Patrícia Pilar) e Donatela (Claudia Raia), estavam longe de alcançar tal potencial. A dupla e a habilidade de Donatela para cantar foram as verdadeiras responsáveis por todo o desenrolar da trama, a primeira do autor a ser acompanhada com os mesmos olhos ávidos de Avenida Brasil. Flora sempre invejou a voz da irmã-postiça, portanto, após o felizes-para-sempre, uma cena do passado nos é revelada, dando sentido a tudo o que assistimos ao longo dos 197 capítulos - recurso que vem sendo utilizado também na trama atual do autor para justificar as ações de seus personagens principais.

A música de abertura, Pa'Baillar, cria do tango eletrônico do Bajofondo, abre espaço para que Beijinho Doce (antes sucesso na voz de cantoras como Nalva Aguiar e as Irmãs Galvão), principal música cantada pela dupla, roube toda a cena do restante da trilha sonora, muito bem pontuada. E entre as inúmeras execuções da faixa durante a novela, a que ficará mais marcada em nossos corações é a de quando Flora a interpreta sozinha em seu casamento de mentira e não agrada. QUE TIMIDEZ É ESSA? PODE APLAUDIR!



Vem Dançar Com Tudo - Robson Moura e Lino Krizz

Avenida Brasil (2012)


Avenida Brasil chega ao final nesta sexta-feira (19), mas já é certo dizer que sua canção inesquecível é Vem Dançar Com Tudo, de Robson Moura e Lino Krizz (não confundir com a versão de Kuduro feita pelo Latino). Afinal, é só a novela dar sinais de começo que os tweets são disparados: #OiOiOi. Todo o sufoco criado pela trama entre Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves), que parece próxima da explicação em sua raiz ao longo desta semana, é amenizado pela trilha sonora que não tem medo de ser popular, brega ou coisa assim. Avenida Brasil, a novela que consegue trazer o povo para o povo e, ao mesmo tempo, instigar a curiosidade dos mais intelectuais (em algum momento você já reparou que o Tufão de Murilo Benício sempre lia livros relacionados ao enredo?), não deveria ter outra sonoridade.

Além dela, também ouvimos de Lana Del Rey a MC Buchecha. De Paul McCartney a Sorriso Maroto. Da Rita Lee que embala o triângulo amoroso de Cadinho ao baile charme do Divino. A conturbada Av. Brasil carioca se estende não só pela história que assistimos - mas, também, por todas as partes que ela carrega. 





0 comentários:

Postar um comentário