Antes do álbum: Otto

A metamorfose de Otto parece continuar em seu novo álbum, The Moon 11:11, com lançamento previsto para esta semana


por Izadora Pimenta


Foto: Divulgação
Otto é aficcionado por 11:11. E não tem nada a ver com aquela coisa de que "em horários iguais, alguém está pensando em você". Segundo ele, um portal iria se abrir no dia 11 de novembro de 2011. Que portal é esse? Não sabemos. 11:11 também está presente em Fahrenheit 451, de Truffaut. The Moon 11:11 se transformou, portanto, em uma nova tatuagem para o seu corpo e também no título para seu sexto álbum.

Em 2010, Otto era o grande nome dos palcos nacionais, consagrado pela tradicional votação de Melhores do Ano do Scream & Yell. Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos (2009) foi um álbum marcado pela dor da separação, e tal dor foi levada ao público nas performances ao vivo do cantor, viscerais e intensas. Mesmo as músicas mais apagadas dos álbuns mais antigos passaram por absorver esta ideia. Crua virava trilha sonora de novela (em Passione, que jamais executou o trecho "fodia de noite e de dia"). Como sugeria o título, este era o começo da sua metamorfose.

Antes um sex symbol ao seu modo, Otto deixou os sonhos intranquilos para trás. Quem procurar pelo pernambucano no EGO irá descobrir que ele está "visivelmente mais magro", atribuindo os segredos de sua boa forma a três coisas: "felicidade, caminhada e amar". A mudança é notável já em trechos disponibilizados por fãs no YouTube do lançamento de The Moon 11:11, gravado para exibição futura no Show Na Brasa, da MTV Brasil. Seus tradicionais trejeitos começam contidos, agregando uma certa aura de classe ao espírito ogro de outrora.



Este Otto híbrido é o que nos promete The Moon 11:11. O álbum, que ganhará o mundo na próxima sexta-feira, 12 de Outubro, deverá trazer explícitas algumas influências cuidadosamente pinçadas. Passa por Guy Montag (Farenheit 451), The Dark Side of The Moon, do Pink Floyd e do afrobeat difundido por Fela Kuti. Além disso, as raízes pernambucanas foram buscadas no bairro de Peixinhos. Um pouco desse resultado já foi mostrado ao mundo na canção Ela Falava, com a participação de Tainá Müller, disponibilizada para streaming e download através do Natura Musical.


Em plena época na qual o movimento do mangue beat foi centro de uma polêmica com a banda Volver, conterrânea de Otto, The Moon 11:11 foi feito para "resgatar a energia do mangue", uma celebração de Otto ao passado, ao presente e ao longo de sua construção enquanto artista. Nesta caminhada, ele traz consigo o baterista Pupilo (Nação Zumbi), que assina a produção do disco, e o guitarrista Fernando Catatau (Cidadão Instigado), parceiros de longa data. Em The Moon 11:11 também há a sempre pontual participação das guitarras de Kassin.

Mesmo com o resgate ao mangue, Otto parece não querer cair na mesmice. A fase é certeira para a ousadia de seu trabalho. Resta saber se ele será bem sustentado nos palcos e trará mais uma boa maré para o cantor - tudo depende de como a lua irá influenciá-la.

Assista 6 Minutos, música de Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos (2009), na nova apresentação de Otto:


0 comentários:

Postar um comentário