A produção independente de Filipe C.


Em semana de single e show de lançamento, o músico conta um pouco mais de seu projeto solo ao BACKBEAT


por Izadora Pimenta


Foto: Denise Machado
Em pouco mais de uma década, o número de pais solteiros cresceu 28% no país, segundo pesquisa do Instituto de Economia Aplicada (Ipea). Por inúmeros motivos, homens se veem em uma situação na qual devem assumir várias funções durante o desenvolvimento de um filho - afinal, centralizar todas as visões de mundo em uma só figura não é tarefa fácil. No caso de Filipe C., que vive em São Paulo, capital, sua produção independente é um conjunto de erros e acertos que o atingem diretamente, sem depender da opinião de ninguém - e tudo isso o mantém estimulado.

A produção independente de Filipe, no entanto, aqui atende pelo nome de projeto solo - o que imediatamente o desclassifica, neste âmbito, do percentual do Ipea. Depois de trabalhar com bandas como Venus Volts, FingerrFingerr e Volantes, o músico decidiu aplicar seus próprios ensinamentos em algo que o permitisse trabalhar por si só. Com um EP (Silence, 2012) bastante elogiado, ele acaba de soltar mais uma amostra: a faixa The Solitude Of a Joyful Heart, em parceria com Marina Silva, da pernambucana Team.Radio.

Considerada por Filipe apenas "mais feliz" do que as músicas lançadas em Silence, The Solitude Of a Joyful Heart surgiu de uma ideia antiga. "Eu e a Marina nos conhecemos há uns quatro anos. Desde lá de trás já queria que ela participasse de alguma coisa minha, porque acho a voz dela muito legal. E aí, quando decidi lançar esse single, falei com ela. Trocamos umas ideias e ela gravou lá em Recife e me mandou", conta.

Do EP, lançado em junho, o músico conseguiu veiculações na TV e esteve presente em inúmeras resenhas e listas. Mas agora também é a hora de dar sua cara a tapa em um show de estreia, que será realizado neste sábado na Casa do Mancha, em São Paulo, com bastante fidelidade às músicas outrora apresentadas.

"Tenho mais quatro pessoas tocando comigo e um lap vai soltar todas as programações de cordas, metais e sopros. Detalhes que até pensei em tirar, mas muito do clima do EP vem desses arranjos que produzi na hora de gravar. Não tem como deixar de fora", detalha Filipe, que encontrou no dono da casa um bom parceiro para negociar a melhor data dentro de seu planejamento.

Quando questionado sobre um novo álbum, ele ainda prefere não arriscar, mas já aponta algumas possíveis novidades em seu som. "Tenho vontade, mas planos ainda não. O que já estou mirando é um novo EP ano que vem. Tenho algumas ideias já bem adiantadas porque nunca paro de compor. Quero ver o que produzirei até o meio de 2013, e se for algo realmente relevante, irei lançar. Estou experimentando até algumas coisas em português", revela.

Escute The Solitude Of a Joyful Heart aqui:




(aproveita e passa lá no Rockinpress para conferir a outra faixa do split no qual o single foi lançado, que conta com Team.Radio e Jan Felipe)


Se ainda não conhece "Silence", o EP de Filipe C., dá tempo também de dar o play:


 

E se você quer ir ao show...


Quando: 27 de outubro, sábado, às 19h30
Onde: Casa do Mancha - Rua Filipe de Alcaçova, s/n, Pinheiros - São Paulo/SP
Quanto: R$15 na porta

Para mais informações, acesse o evento no Facebook.


0 comentários:

Postar um comentário