45 anos de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

A história do álbum que pode, talvez, ficar para sempre


por Murillo Jorge






Paul, John, George e Ringo sempre têm seus trabalhos analisados minuciosamente. Suas letras são objeto de pesquisas, teses e motivo de furor no mundo musical. Apesar disso, não é possível definir um dos trabalhos dos Beatles como o melhor de todos. Muitos têm opiniões divergentes, pois o quarteto de Liverpool foi completo musicalmente. Há, no entanto, uma obra que encantou a todos e segue encantando , mesmo 45 anos depois.

É por isso que hoje destaco Sgt. Pepper’s Loney Hearts Club Band. Não vou me ater a comentários maçantes e análises que “chovem no molhado”. Mas acredito que nem tudo que podia ser dito, foi dito. Aliás, não são todas as pessoas que conhecem a importância desse trabalho não só para a música, mas para a cultura daquela época e de hoje.

Sgt. Pepper's, lançado no Reino Unido em 1º de junho de 1967, é uma obra que influenciou diretamente toda uma geração, que convivia com a geração beat, o movimento hippie, o surgimento da pop art e o engajamento político contra a Guerra do Vietnã. É, até hoje, considerado por diversas listas o álbum mais influente da história do rock, ocupando a primeira colocação na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.

O trabalho, encabeçado por Paul McCartney durante um voo de Nairóbi a Londres em 19 novembro de 1966, foi considerado uma obra-prima para muitos e gerou uma identidade de total liberdade para a banda. Nele, os Beatles “transformaram-se” em outro grupo e mostraram toda a sua genialidade.

Tudo em Sgt. Pepper's foi precursor: desde a gravação, feita em oito canais, até a capa que reunia inúmeras celebridades mortas, simbolizando o enterro de Paul. A foto feita por Michael Cooper, que mostrava os quatro sargentos cercados por diversas celebridades, como Albert Einstein, Bob Dylan, Cassius Clay, Marilyn Monroe, Marlon Brando, Aleister Crowley e muitos outros, gerou polêmicas, mas tornou-se símbolo de um trabalho impactante e marcante. Ele foi também o primeiro disco que continha as letras impressas. Tudo isso contribui para que o álbum ganhasse essa aura de misticismo e pioneirismo musical.

Apesar disso, Sgt. Pepper's não passou por um processo de divulgação, nem tão pouco foi tocado nas rádios como foram os outros trabalhos do grupo. Mesmo assim, vendeu 12 milhões de cópias só em solo americano.

FAIXAS


Composto por 13 faixas, totalizando 40 minutos, o álbum começa com uma faixa homônima de apresentação da “nova banda” e com o desejo de que os ouvintes “aproveitem o show”.

Em seguida, vem With a Little Help from My Friends, cantada por Ringo, que fez estrondoso sucesso e foi gravada um ano depois por Joe Cocker. A letra é cativante e fala sobre a amizade sincera de todas as horas. A segunda faixa é a responsável por debates acalorados e polêmicas. Lucy In the Sky With Diamonds foi acusada de fazer referência a drogas (LSD) e chegou até mesmo a ser banida da BBC. A verdade é que não há verdade. Alguns afirmam que John fez a música depois de um desenho feito por Julian, seu filho, que representava a amiga de escola. Outros confirmam que faz referência a psicotrópicos. Polêmicas à parte, o andamento e a orquestração tornam a faixa genial mais genial, para muitos.

Gettin' Better tem tom animado e foi inspirada em um comentário feito por Jimmy Nicol, baterista substituto dos Beatles, que ocupou o lugar de em Ringo em 1964, quando ele sofreu com uma amigdalite. O tom alegre, a harmonia de vozes no refrão e a letra otimista são as marcas registradas. A quinta faixa é Fixing a Hole. A harmonia e as combinações de instrumentos usados são marcantes.

She’s Leaving Home é uma das peças musicais mais bem trabalhadas de Sgt. Pepper's. Composta por Paul, que usou como base um artigo de jornal que falava sobre uma jovem desparecida que deixou seu lar para viver com o namorado. A estada dura pouco e ela logo retorna. Depois de um tempo, a jovem foi identificada como Melanie Cole, na época com 17 anos. Combinando elementos e instrumentos como a harpa, a faixa é considerada um marco também para a música clássica.



O circo e suas excentricidades são o tema de Being for the benefit of Mr. Kite. A letra foi composta por John foi baseada em um cartaz vitoriano. A melodia, cheia de oscilações, soa estranha, mas agrada os fãs pelas suas variações. Within you Without you é a referência clara ao psicodelismo e à cultura hindu. É marcada também pelo uso da cítara de George.

Em seguida duas faixas relativamente rápidas. When I’m Sixty-four foi a primeira faixa a ser gravada para o álbum e foi composta por Paul em sua adolescência. Ela é inconfundível devido aos elementos utilizados e a letra fala sobre a velhice. Paul fez dela uma afetuosa homenagem ao pai. Lovely Rita é diferente da faixa anterior. Tem um ritmo mais pop e conta a história de um homem apaixonado por uma inspetora de parquímetros.

Good Morning, Good Morning tem começo abrupto com um galo cantando. Em seguida, entram as vozes e a bateria inconfundível de Ringo. Alguns diziam que foi feita para John, que tinha adquirido hábitos preguiçosos. A penúltima faixa é uma reprise da faixa homônima, mas com um ritmo mais rápido.

Encerrando o álbum, vem A Day in the Life. Sua letra foi feita baseada em inúmeras notícias de jornais. Ela também é fruto da mistura entre uma faixa inacabada de John e Paul. Tudo isso fez com que ela fosse a canção mais ambiciosa do álbum. Outra marca registrada é o fato de ela ser “uma faixa dupla”, mudando completamente de sua metade para o fim.

Só músicos como Paul, John, George e Ringo poderiam produzir um álbum tão marcante musicalmente e historicamente. Há também o fato de Sgt. Pepper's não ser um álbum conceitual, mas único e autêntico. Ele é o exemplo claro de que a música não envelhece e pode representar uma época e uma geração, por muito tempo e, talvez, para sempre.

0 comentários:

Postar um comentário